Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Inteligência Artificial e o viés binário

Impactos da evolução tecnológica no direito

Publicado por Hélio Rocha Cardoso
há 3 anos

Resumo do viés binário na IA

Cheguei no meu último ano de faculdade do curso de Direito e chegou a hora para escolher o tema do TCC. O tema escolhido é sobre a evolução da tecnologia, principalmente com a utilização da inteligência artificial, e seus possíveis impactos na advocacia e consequentemente no Judiciário.

Para ajudar os colegas que estão procurando desenvolver sua pesquisa nessa área, seguem algumas informações iniciais.

Iniciei as pesquisas sobre as possíveis melhorias que a tecnologia, principalmente da inteligência artificial, aplicada no direito, podem trazer para os processos na advocacia e no Judiciário brasileiro, como a qualidade e a tão deseja celeridade. Contudo, me deparei com um problema que pode ser complexo e requer urgência para a sua solução, o que pode comprometer a garantia, com segurança, dos direitos fundamentais constitucionais e para o seu devido processo legal. Trata-se do viés binário.

A Inteligência Artificial é baseada em algoritmos conhecidos como Deep Learning, e por meio deles reconhecem padrões dos dados. Com o avanço tecnológico e a utilização da inteligência artificial, todas as áreas e pessoas serão afetadas, inclusive no âmbito jurídico.

Entretanto, não é suficiente somente saber que o problema do viés existe, é necessário compreendê-lo e saber como minimizar e até saná-lo em definitivo.

Mas o que é o viés binário na IA

De forma simples e direta, o viés da IA acontece pelo conjunto de dados inseridos de forma equivocada/enviesada. Contudo, é importante destacar que existem outros fatores, como a presunção de aceitar os dados coletados, num processo de Deep Learning, sem uma confirmação de que são confiáveis e verdadeiros, com o propósito de evitar resultados distorcidos.

Surgimento do problema

Os especialistas da computação desenvolvem um programa baseado no Deep learning, conforme as especificações dos seus clientes. A definição, a interpretação das informações e os resultados, precisam estar de acordo com o desejo de cada cliente/empresa.

O problema é que os dados são inseridos conforme a tradição histórica da empresa e o resultado do negócio pretendido, o que podem trazer injustiças e preconceitos, como priorizar, num processo seletivo, mais homens que mulheres ou somente pessoas de cor branca. Resultados que não eram o propósito da empresa, e isso implica em viés binário.

  • Sobre o autorAdministrador, Auditor e Graduando em Direito
  • Publicações2
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações238
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inteligencia-artificial-e-o-vies-binario/1197786158

Informações relacionadas

Bairon Alvim, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

A inteligência artificial e as regras jurídicas

Sérgio Henrique da Silva Pereira, Jornalista
Artigoshá 9 meses

Inteligência Artificial e o Direito

Lara Azevedo, Advogado
Notíciashá 3 anos

Uma semana inteira de Inteligência Artificial!

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX-59.2019.8.21.7000 RS

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabens Helio.........Sua caminha em breve chegara ao final, e frutos estao por vir!!! continuar lendo

Muito bom o artigo, Helio. Continue escrevendo sobre o assunto. Eu mesmo quero ler e saber mais!! Obrigado! continuar lendo

Obrigado pelo incentivo professor! continuar lendo

Muito bom o texto irmão, vá em frente. Abraço continuar lendo

Uau! Adorei o texto! Sou bacharel em Direito faz 10 anos e nunca havia tido contato com essa temática. Parabéns pelo trabalho! continuar lendo

Luciana, obrigado pelas palavras e incentivo!!! continuar lendo